Algumas pessoas sentem certo constrangimento ao sorrir em decorrência do excesso de gengiva, que em alguns casos aparece demais. É o chamado sorriso gengival, onde a gengiva fica evidente de forma exagerada na parte superior e, mesmo não causando nenhum tipo de dano à saúde bucal, incomoda esteticamente e compromete a simetria do sorriso.
Para corrigir o sorriso gengival, uma das opções de tratamento é a gengivectomia, cirurgia feita para diminuir esse excesso e trazer um sorriso mais harmônico ao paciente. A Viso Odontologia preparou um conteúdo informativo para explicar a você como funciona esse procedimento e quais suas principais indicações; você pode acessar a página do nossa especialidade em gengivectomia clicando aqui. Para se informar mais sobre o assunto, fique conosco e acompanhe a leitura abaixo!
É uma cirurgia que ocorre de forma rápida, removendo o excesso do tecido gengival em um ou mais dentes afetados. Dessa forma, os dentes ficam mais alongados e sem a interferência do tecido antes presente, trazendo um sorriso mais bonito ao paciente. O procedimento tem caráter estético e deve ser realizado por um profissional dentista especializado em Odontologia Estética, fazendo a análise completa do quadro e todo o acompanhamento do tratamento.
A principal indicação para que seja realizado esse tipo de procedimento é o excesso da gengiva ao sorrir, ou seja, em casos de hiperplasia gengival. Esse problema costuma aparecer no nascimento dos dentes ou no freio labial, e também pode ser ocasionado pelo uso prolongado de aparelho ortodôntico fixo, para correção e alinhamento do sorriso. Outras possíveis causas para o sorriso gengival são:
periodontite;
cáries;
gengivite;
uso de medicações específicas.
A gengivectomia, então, tem como objetivo recuperar o sorriso que sofre de doenças periodontais e defeitos que afetam a estrutura dos dentes, trazendo mais confiança e autoestima ao paciente no momento de sorrir.
O primeiro passo a ser considerado é a chamada sondagem periodontal, que tem a função de medir a quantidade de tecido da gengiva que será retirado. A marcação é feita com pinças específicas, após a aplicação da anestesia.
A remoção do tecido excedente é feita com o bisturi, levando cerca de 1 hora para ser concluída. O procedimento todo dispensa período de internação, devendo apenas contar com o acompanhamento do dentista responsável e um cuidadoso pós-operatório, como explicaremos a seguir.
A principal diferença notada pelo paciente, após a finalização do procedimento, é que as gengivas ficarão mais sensíveis, gerando dores e leves incômodos nas primeiras semanas. É importante, então, se atentar à higiene bucal nesse período: a escovação deve ser feita de forma suave e nunca rígida, de preferência com uma escova de cerdas macias.
O seu dentista pode indicar alguns analgésicos e anti-inflamatórios para tornar o período depois do procedimento menos incômodo. O consumo de bebidas em temperaturas extremas (muito quentes ou muito geladas) também pode ser motivo de desconforto nos primeiros dias, e o mais indicado é o uso de creme dental com propriedades anti-sensibilidade para ajudar na escovação.
Outros cuidados importantes:
evitar conversar muito nos primeiros dias após o procedimento;
evitar esforço físico de qualquer natureza;
manter uma alimentação balanceada;
comparecer às consultas de acompanhamento, definidas com o seu dentista.
É normal, e até esperado, que uma quantidade pequena de sangramento ocorra nos primeiros dias depois da realização da gengivectomia. Ele pode durar cerca de 2 dias mas, se persistir, deve ser contido com gaze úmida ou pano úmido limpo sobre a área, pressionando firmemente por cerca de 30 minutos. É importante não cuspir com frequência para que o sangramento não aumente, e evitar mastigar qualquer alimento durante esses momentos.
Para evitar sangramentos recorrentes, é importante:
não fazer uso de enxaguante bucal;
não fumar durante o período de recuperação;
evitar curvar o corpo e levantar objetos pesados;
evitar tomar bebidas com canudos;
dormir, de preferência, com a cabeça levemente elevada.
Com a aplicação da anestesia e realização de cortes de tamanho mínimo, a gengivectomia não oferece grandes complicações. As suturas são muito finas, não interferindo na escovação, e os coágulos adquiridos após o procedimento são dispersados com facilidade nos primeiros dias. No geral, o que pode causar maior incômodo ao paciente é apenas o período de recuperação.
A gengivectomia é um procedimento altamente indicado e eficaz na reabilitação do sorriso, removendo o tecido gengival e trazendo maior qualidade para a saúde bucal. Se você sofre de sorriso gengival, é interessante considerar esse procedimento para ter um sorriso mais bonito.
A Clínica Viso conta com uma equipe de profissionais especializada para cuidar do seu sorriso, preparada para receber você e oferecer o tratamento adequado. Clique aqui para agendar sua avaliação conosco!