A perda dos dentes pode ocorrer por diversos motivos, como a falta de higiene adequada, o envelhecimento e até mesmo grandes traumas locais. O resultado disso é o desconforto tanto com a aparência, quanto com a mastigação.
A Odontologia, por outro lado, trabalha com a recuperação da saúde bucal, inclusive com a inserção de substitutos dos dentes naturais. Com avanços tecnológicos, agora podem ser utilizadas diversas técnicas diferentes, como a Prótese Protocolo.
Neste artigo, trataremos tudo sobre a Prótese Protocolo, os seus principais benefícios, os processos da operação e os cuidados pós-procedimento.
A Prótese Protocolo é uma das alternativas para quem perdeu toda a sua arcada dentária, sendo ela superior ou inferior.
Basicamente, trata-se de uma dentadura que é fixada juntamente ao implante. Dessa maneira, após a instalação, o paciente terá os seus dentes por definitivo.
É uma das soluções mais modernas para as pessoas que não possuem todos os dentes. Em comparação com as outras próteses do mercado, ela pode se destacar.
Existem alguns tipos de prótese. As convencionais não são fixas, o que faz com que a opção da prótese protocolo seja a melhor. Confira os principais tipos:
A principal diferença da prótese protocolo para os outros tipos está nos benefícios. O paciente ganha maior segurança e firmeza na sua mordida, justamente porque os novos dentes estão fixados aos ossos da boca.
A prótese protocolo é recomendada para aqueles pacientes que perderam a sua arcada dentária totalmente, seja ela a superior, a inferior ou ambas.
Além disso, há casos de pessoas que não se adaptam bem às dentaduras convencionais e assim necessitam de uma opção mais confortável.
De qualquer forma, as indicações são atribuídas somente depois de uma avaliação rigorosa realizada por um profissional da área, já que é necessária uma análise óssea, pois os implantes são instalados nesta região. Visite um dentista.
Utilizar a Prótese Protocolo pode ser muito benéfico, porque o dispositivo consegue promover:
Por outro lado, existem algumas questões que complicam a instalação de implantes, como a limitação óssea de alguns pacientes.
Existem alguns tipos de materiais bastante utilizados nas próteses.
As próteses protocolo em acrílico são mais baratas e mais simples de serem produzidas, e por isso são as mais populares. Em termos estéticos, essa prótese costuma satisfazer quem realiza o procedimento.
Já as próteses em porcelana são mais duráveis e alcançam uma aparência bem semelhante à dos dentes naturais. Por outro lado, é um material de custo elevado.
A operação é realizada em uma só consulta. O odontologista deve aplicar anestesia local, de modo a eliminar a chance de dores.
O dentista realiza uma pequena incisão para cada implante necessário. Geralmente são necessários de 4 a 7 implantes, mas cada caso deve ser analisado individualmente.
Assim que a prótese for aplicada, o paciente ficará com uma dentadura provisória, até que os cortes cicatrizem e o dispositivo seja de fato aderido ao osso. A partir de então, a prótese oficial será instalada.
Após o procedimento, antibióticos e analgésicos serão receitados de modo a cuidar das incisões, além de evitar dores. Além disso, o paciente deve retomar no dentista para acompanhar o avanço da cicatrização.
Para que o resultado se mantenha e que a saúde bucal siga em dia, o paciente deve realizar a higienização diária completa, normalmente de como é feita com os dentes convencionais. Vale ressaltar que a visita ao odontologista deve ser contínua, não se resumindo apenas ao período pós-operatório.
A Viso Odontologia oferece o melhor dos implantes dentários em Brasília-DF. Os dentistas do nosso consultório são especializados na aplicação de prótese protocolo. Para agendar uma avaliação e realizar um orçamento, basta clicar aqui!